Tenho de vos falar do primeiro Zomato Gold meetup em Lisboa.
Se houve surpresas boas ultimamente, esta foi uma delas. Enquanto a bebé era muito pequenina e os tempos eram de grande contenção, praticamente deixámos de fazer algo que adoramos: jantar fora.
Ainda não estamos à vontadinha, mas estamos a retomar a normalidade e já nos podemos dar ao luxo de comer fora de vez em quando. Assim que ouvi falar do Zomato Gold, subscrevi logo – assim, sempre poupamos nas nossas saídas. Esta parte vocês já sabiam.
Relembro, se colocarem o código “AGUIDA” no checkout, têm 25% de desconto na subscrição.
O plano de 3 meses está a 10€, menos de metade do que quando subscrevi!
Não esperava receber nada em troca, pelo que fiquei feliz por ser convidada para o primeiro jantar entre subscritores Gold. Infelizmente, coincidiu com um turno do maridão. Foi da maneira que aproveitei para pôr a conversa em dia com o meu primo preferido, que não via há séculos.
O jantar decorreu no restaurante Less by Miguel Castro e Silva (Príncipe Real), um espaço lindo dentro do edifício da Embaixada. Apesar de a sala ser aberta, o espaço onde decorrem as refeições está bem delimitado e o ambiente é muito acolhedor e romântico – fica a dica para os casalinhos!
Habitualmente, há uma carta. Nesta noite, fomos presenteados com um menu especial, onde constavam alguns pratos que nunca haviam sido servidos ao público. O grupo escolhido para esta aventura não poderia ser melhor!
Fiquei agradavelmente impressionada quando vi o que nos seria servido. Hoje em dia, é muito habitual encontrarmos menus impossíveis de decifrar, tanto na carta como no prato. Aqui, e de acordo com o lema less is more, apesar de haver um certo factor surpresa, dava para ter uma boa ideia do que se avizinhava. Gosto muito pouco de surpresas com a comida, pelo que gostei muito do conceito. O que nos foi servido:
- Tártaro de atum com cebolete – Não sou a maior fã de peixe, nem de tártaros, nem sequer de cebolete! Ainda assim, consegui comer este prato e… Gostei! É incrível a capacidade que o atum tem de absorver bons molhos e ficar delicioso.
- Brandade de bacalhau com compota de tomate seco – Estava muito bom! Mais uma vez, não sou fã de peixe e ainda menos de comida tipo empadão, mas este prato estava delicioso. Crosta crocante, contraste de sabor, humidade certa… Gostei. Gostei muito!
- Ravioli de abóbora assada com amêndoa – A foto não faz, de todo, justiça ao prato. Consta da carta habitual e percebe-se porquê. Porque é o quê, é o quê? Delicioso. Por mim, funcionaria muito bem como sobremesa tal é o doce da abóbora. Adorei o contraste entre doce e salgado e os mooontes de parmesão às lascas por cima.
- Risotto de trompetas com vitela crocante – Este foi o meu prato favorito do jantar. Este risotto foi dos melhores que já comi, estava divino! A carne, por outro lado, estava um pouco seca, cozinhada de mais. O risotto compensa e creio que futuramente a carne será apresentada de outra forma, já que este prato foi uma nova experiência do chef Miguel.
- Crumble de pêra com zabaglione de Disaronno – Houve uma pequena alteração ao que constava da nossa ementa e parece-me que saímos beneficiados. Também estava delicioso e foi o remate perfeito para este jantar.
Todos os pratos foram acompanhados por vinhos de produção do chef Miguel, que esteve presente e comunicou com o grupo. O atendimento é rápido e muito simpático, no geral. Há uma grande atenção aos detalhes.
Este é um espaço onde quero regressar e que recomendo muito. Só há que ter atenção a um pormenor: convém fazer reserva previamente, já que o restaurante costuma estar cheio.
O post Less by Miguel Castro e Silva foi escrito originalmente no blog A GUIDA É QUE SABE.